Domingo, 26 de Junho de 2022

Brasil

Publicada em 07/06/17 às 07:03h - 726 visualizações
Justiça Federal condena três instituições de ensino, uma delas em Chã Grande

Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE

 (Foto: Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE)

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) informou que o Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação na Justiça Federal, nesta terça-feira (06/06), de três faculdades apontadas como criminosas durante a CPI das Faculdades Irregulares (Alepe), da qual foi presidente. Esta é a primeira condenação das instituições de ensino desde que o relatório do colegiado foi concluído. Foram condenados o Instituto Superior de Educação de Floresta (ISEF), a Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (Fadire) e a empresa Alinne Naiany Souza Silva de Lima. O autor da ação é o procurador da República Luiz Antônio Miranda de Amorim Silva.

As unidades de ensino montaram um esquema fraudulento que lesava estudantes nos municípios de Caruaru e Chã Grande. Os alunos pertenciam aos cursos superiores de Administração, Pedagogia, Serviço Social e Gestão Ambiental, que eram ministrados pelo ISEF em parceria com a Fadire. Mas, pelo Ministério da Educação (MEC) as duas instituições eram credenciadas para oferecer os cursos apenas nas cidades sedes, Floresta (ISEF) e Santa Cruz do Capibaribe. Além disso, estas entidades emitiam de forma irregular diplomas dos cursos. A pessoa jurídica Alinne Naiany recebia o pagamento da mensalidade dos cursos irregulares.

De acordo com o deputado, o Ministério da Educação (MEC) tem tomado todas as providências administrativamente para descredenciar as instituições envolvidas, como apontou a investigação feita pela CPI. Ele ressalta, ainda, que o MPF ajuizou várias ações com o objetivo de responsabilizar não só a pessoa jurídica como também os responsáveis pelas unidades de ensino. "Já esperava a condenação destas três faculdades. Lamento que isso não implique diretamente no ressarcimento dos alunos prejudicados.  Mas, essa providência do MPF é imprescindível para que a gente acabe com essas instituições que atuam de forma errada", finalizou o parlamentar.

O relatório final da CPI pediu o indiciamento de 16 pessoas e sugeriu ao MPF a suspensão dos programas de extensão de 14 instituições de ensino.  A Justiça condenou as instituições a pagarem R$ 500 mil por danos morais coletivos e determinou aos alunos lesados que ingressem com ações judiciais individuais. O MPF pretende recorrer para garantir a reparação a esses estudantes.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Top Música
1
Meu violão e o nosso cachorro
Simone e Simaria  
2
Escreve aí
Luan Santana  
3
Camarote
Wesley Safadão  
4
Só num sonho
Ivete Sangalo  
5
Isso cê num conta
Bruno & Marrone  
6
Porta aberta
Belo  
7
Chuva de arroz
Luan Santana  
8
Lua de mel
Sorriso Maroto  
9
Sonhos de Deus
Padre Marcelo Rossi  
10
Do seu coração sou dono
Gabriel Diniz  
Peça sua Música

  • Paulo Neves
    Cidade: Recife
    Música: SAUDADE E SOLIDÃO- OFEREÇO A PESSOA DA RUA D AGUA - FAZER O QUE???
  • Paulo Sérgio
    Cidade: Tangará da serra
    Música: Não pare( Lidian lima )
  • Paulo Neves
    Cidade: Recife
    Música: LETICIA - ZE VAQUEIRO - OFEREÇO A TODAS AÍ DA RUA D\' AGUA - EITA TERRA MARAVILHOSA DESSAS CACHOEIRA
  • Paulo Neves
    Cidade: Recife
    Música: CANGOTE - ZÉ VAQUEIRO OFEREÇO A TODOS DE AMARAJI E DE ESPECIAL A NOVA PREFEITA E FAMILIA GOUVEIA - A
  • Paulo Neves
    Cidade: Recife
    Música: PODEM ATÉ NOS SEPARAR - OFERECO A AMARA DA RUA D AGUA E A TODOS DE AMARAJI
  • Paulo Neves
    Cidade: Recife
    Música: PODE ATÉ NOS SEPARAR - OFERECO A AMARA DA RUA D AGUAPRISCILA SENNA - MUSA
Estatísticas
Visitas: 968333 Usuários Online: 10


Hora Certa

Copyright (c) 2022 - Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE - Todos os direitos reservados