Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018

Política

Publicada em 12/07/17 às 13:37h - 2115 visualizações
Denúncia contra ex-prefeito de Amaraji é julgada procedente no TCE

Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE


 (Foto: Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE)
A Primeira Câmara do TCE julgou parcialmente procedente uma denúncia contra o ex-prefeito do município de Amaraji, Jânio Gouveia da Silva, feita em 2015 pelo também ex-prefeito Adailton Antônio de Oliveira e pelo vereador da cidade, Amaro Vieira de Melo Filho. A relatora do processo 1509044-9 foi a conselheira Teresa Duere.

Segundo a denúncia, o prefeito teria contratado indevidamente, por meio da Concorrência Pública 01/2015, escritório de advocacia para atuar na fase de execução da decisão judicial para recebimento de valores do FUNDEF - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Dizem os denunciantes que a contratação, da forma como foi feita, sem observar alguns critérios técnicos, comprometia a legalidade e os atos nela fundamentados.

A denúncia foi submetida à análise técnica da Gerência de Licitações e Contratos do TCE, que identificou algumas irregularidades. Os auditores concluíram que a contratação do escritório foi desnecessária e indevida, em função da existência de um contrato anterior em curso, firmado com o escritório Ferraz e Oliveira Advogados Associados, bem como de um profissional habilitado para tanto, no quadro de pessoal da prefeitura, investido no cargo de Procurador.

Tal fato, diz o voto da relatora, configurou risco de prejuízo aos cofres públicos, decorrente do pagamento de honorários advocatícios a dois escritórios distintos pela obtenção do mesmo benefício, alusivo aos créditos do FUNDEF.

O TCE chegou a emitir uma Medida Cautelar (processo TC 1606999-7 - Acórdão TC 0916/16), expedida monocraticamente pela conselheira Teresa Duere e referendada pela Primeira Câmara em 2016, determinando à prefeitura de Amaraji que se abstivesse de conferir execução ao contrato celebrado com os advogados, notadamente quanto à realização de pagamentos, até pronunciamento definitivo do Tribunal sobre os fatos denunciados. O gestor recorreu ao Pleno do TCE que negou provimento ao Agravo Regimental (Processo TC 1607771-4 - Acórdão TC 1049/16) interposto em face da Medida Cautelar.

A defesa anexada ao processo de denúncia também não foi suficiente para mudar o cenário inicial descrito pela Medida Cautelar. Sendo assim, a denúncia foi julgada parcialmente procedente, com aplicação de multa ao ex-prefeito Jânio Gouveia da Silva no valor de R$ 15.000,00.

Em seu voto, a conselheira Teresa Duere determinou ao atual gestor deAmaraji, ou quem vier a sucedê-lo, que anule a Concorrência 01/2015 e, consequentemente, o contrato celebrado com o escritório.

O cumprimento das medidas será acompanhado pela Coordenadoria deControle Externo do TCE num prazo de 30 dias após a publicação desta deliberação.

O voto da relatora foi aprovado por unanimidade pelos demais conselheiros da Primeira Câmara, em sessão realizada nesta terça-feira, 11.

Visão da Gente



Hora Certa

Redes Sociais


No Ar
PROG..TOGUE NO ALTAR com TOQUE NO ALTAR
Top Música
1
Meu violão e o nosso cachorro
Simone e Simaria
2
Escreve aí
Luan Santana
3
Camarote
Wesley Safadão
4
Só num sonho
Ivete Sangalo
5
Isso cê num conta
Bruno & Marrone
6
Porta aberta
Belo
7
Chuva de arroz
Luan Santana
8
Lua de mel
Sorriso Maroto
9
Sonhos de Deus
Padre Marcelo Rossi
10
Do seu coração sou dono
Gabriel Diniz
Peça sua Música

  • felipe silva
    Cidade: cha grande
    Música: cavaleiros do forro
  • Paulo
    Cidade: Jaboatão
    Música: Paulinho Senna- A Real
  • Joao
    Cidade: Recife/PE
    Música: Paulinho Senna- A Real
  • João ivison
    Cidade: Recife/PE
    Música: Paulinho Senna- A Real
  • Paulo Neves
    Cidade: Paulo
    Música: AGORA EU SEI - Musa do Calypso- Ofereco a Rua Duque de Caixias
  • Paulo Neves
    Cidade: Paulo
    Música: NÃO SOU A ÚNICA- MUSA DO CALYPSO
Estatísticas
Visitas: 391712 Usuários Online: 42


Copyright (c) 2018 - Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE - Todos os direitos reservados