Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Brasil

Publicada em 11/03/18 às 10:08h - 623 visualizações
Bolsa Família vai acabar?

http://calendariobolsafamilia2015.com.br/fim-do-bolsa-familia/

Nos últimos meses, as medidas de austeridade do Governo de Michel Temer têm deixado muitos beneficiários de programas sociais apreensivos, afinal muita gente depende da renda desses programas para sobreviver. Mas afinal: Será o Fim do bolsa Família, ou é só alarmismo? Existe risco do Bolsa família 2018 acabar? Confira abaixo e saiba quais são os riscos do fim desses benefícios.

Bolsa Família vai acabar?

Por causa da forte crise econômica e social que o Brasil enfrenta atualmente, muitos programas sociais estão passando por uma forte reestruturação do Governo Federal, por duas razões principais.

  • A primeira é para cortar custos, já que a dívida do estado brasileiro está chegando no limite máximo que ela pode suportar, no nível dos 80% do orçamento que o país tem atualmente, assim, é necessário fazer cortes em todas as áreas inclusive nas partes sociais, por mais que isso irrite a população
  • Uma segunda razão é a questão de uma melhor fiscalização, como é o caso do seguro acidente, o qual, o trabalhador tem que passar novamente por uma junta médica, para comprovar a sua limitação e assim ter o direito a esse benefício, pago pela Caixa Econômica Federal.

Apesar de todos esses cortes, o Programa Bolsa Família, que é o carro chefe desses projetos de inclusão social não sofreu cortes e nem deve acabar, apesar dos recentes rumores em todos os cantos do país que isso deveria acontecer a qualquer momento.

600 mil pessoas perdem acesso ao bolsa família

Os anúncios de corte do benefício para mais de 600 mil famílias têm deixado muitas pessoas alardeadas, mas não há motivos para pânico: trata-se de corte de benefícios irregulares, de pessoas que estavam recebendo o auxílio sem ter direito ao programa. Os cortes ocorreram nos seguintes casos:

  • Benefícios em nomes de políticos;
  • Benefícios em nome de pessoas falecidas;
  • Benefícios em nome de pessoas que ganham mais do que declararam;
  • Benefícios com cadastros irregulares.

Se você é beneficiário do programa, esses cortes são benéficos para você, pois se o Governo parar de pagar benefícios fraudulentos, sobra mais dinheiro para pagar o benefício de quem realmente precisa, reduzindo a chance de corte do Bolsa Família.

Motivos para o fim do Bolsa Família não acontecer

Uma primeira razão para que o fim do Bolsa Família esteja longe de ocorrer, a despeito dessa grave crise econômica e política que o Brasil enfrenta, desde da reeleição da Dilma, culminando agora com o atual Presidente Temer, é que o orçamento para o programa já está garantido por meio do planejamento para o ano de 2018.

Assim, o Governo Federal, mesmo em meio aos cortes, já organizou o quanto de dinheiro é preciso para manter o programa funcionando, exatamente da maneira que ele era nos Governos Lula e Dilma.

Uma outra razão, é que ele já está incorporado como um programa de Estado, ou seja, não é uma questão de qual partido político ou presidente governa o país: um corte de um benefício importante como o Bolsa Família teria que mobilizar os deputados federais e Senadores, e tal corte levaria meses ou anos para ser aprovado - com altas chances de ser vetado, ainda por cima.

As pessoas mais carentes já contam com esse dinheiro em suas contas e inclusive os Governos Estaduais, tem um planejamento de crescimento das cidades pequenas, tendo como base o quanto o Bolsa Família fomente o comércio local e o faz crescer.

Por conta disso, qualquer mudança brusca que o Governo Federal venha a ter no Bolsa Família, não deve acontecer pelos próximos dois anos, já que, esse é um projeto já consolidado como uma ação de estado e não de Governo e também, porque o dinheiro para que ele aconteça já está garantido, por isso, ele deve ser realizado sem problemas no ano de 2018.

O que está acontecendo com o programa Bolsa Família são pequenas alterações, as quais, modificam o perfil de quem está recebendo o dinheiro, mas nem isso ainda está em vigor e não se sabe se essas regras serão aplicadas em 2018.

Cuidado para não ter o benefício bloqueado

Para evitar de ter o bolsa família bloqueado, é necessário que você fique atento aos avisos de revisão do benefício, que vem impressos no comprovante de saque do benefício. Caso o papel venha com um aviso de revisão do Bolsa família, procure imediatamente a secretaria de serviço social do seu município para fazer o recadastramento no programa e evitar de ter o auxílio cortado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Top Música
1
Meu violão e o nosso cachorro
Simone e Simaria  
2
Escreve aí
Luan Santana  
3
Camarote
Wesley Safadão  
4
Só num sonho
Ivete Sangalo  
5
Isso cê num conta
Bruno & Marrone  
6
Porta aberta
Belo  
7
Chuva de arroz
Luan Santana  
8
Lua de mel
Sorriso Maroto  
9
Sonhos de Deus
Padre Marcelo Rossi  
10
Do seu coração sou dono
Gabriel Diniz  
Peça sua Música


Nenhuma pedido cadastrado


Estatísticas
Visitas: 1016958 Usuários Online: 5


Hora Certa

Converse conosco pelo Whatsapp! Vamos lhe atender sim.
Copyright (c) 2024 - Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE - Todos os direitos reservados